Apresentação

Luciana Lago

O Grupo Habitação e Cidade foi criado pelos professores Adauto Lucio Cardoso (UFRJ) e Luciana Corrêa do Lago (UFRJ) há mais de dez anos, sendo composto por um conjunto multidisciplinar de pesquisadores que trabalham em parceria com instituições de pesquisa, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, com o objetivo de produzir conhecimento aplicado que possa subsidiar políticas públicas e ações de transformação da sociedade. Ele é parte da Rede Observatório das Metrópoles, estando sediado junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mantendo diálogo com vários centros de ensino e pesquisa em todo o país. Atualmente o grupo conta com a participação junto à coordenação da professora Camila D’Ottaviano (USP).

O grupo atua em diferentes frentes, tendo sempre como norteador de nossas pesquisas e discussões o tema da habitação e sua relação com o direito à cidade, partindo de uma perspectiva multidimensional de habitação e de cidade, que contemple não só o resultado material da produção, ou seja, o que é construído, mas também os processos de produção e consumo, e como todos esses elementos se relacionam. No nosso entendimento a habitação, além de ser abrigo, e por isso ser condição indispensável à vida humana, é também cidade, porque diz respeito à possibilidade de acesso aos serviços, aos equipamentos de educação e saúde, ao trabalho e ao lazer, ou seja, a tudo aquilo que é necessário ao bem-estar urbano.

Adauto Cardoso e Suzana Pasternak

O grupo está envolvido em uma série de pesquisas financiadas pelas principais agências de fomento do país (Capes, CNPq, Faperj, FINEP) e suas atividades acadêmicas buscam produzir análises críticas sobre a questão urbana e metropolitana brasileira, além de também contribuir para a formação dos integrantes do grupo. As atividades incluem discussões teóricas e metodológicas a partir de bibliografia especializada, produção de artigos e textos, debates sobre as pesquisas dos diferentes integrantes e participação nas diversas pesquisas nas quais estamos inseridos, dando aos membros a chance de estar em contato com uma gama maior de temas e dialogar com um número maior de interlocutores que possam enriquecer suas pesquisas e formação. Além disso participamos e articulamos projetos de extensão que incluem o assessoramento de movimentos sociais, a promoção de fóruns de acompanhamento e discussão de conjuntura, atividades em escolas e parceria com órgãos públicos e entidades de classe. O grupo incorpora pesquisadores em diferentes momentos de sua carreira e vindos de diferentes áreas do conhecimento, garantindo que, para além de uma visão multidimensional da cidade e da habitação, seja possível ter também uma abordagem verdadeiramente interdisciplinar, que permita uma compreensão mais aprofundada de questões que são complexas.