DataHAB.Rio

 

APRESENTAÇÃO

ACESSE AQUI A PLATAFORMA

A plataforma DataHAB.Rio foi criada como estratégia de divulgação e difusão científica, visando compartilhar os resultados de pesquisas recentes, realizadas no âmbito do Grupo Habitação e Cidade da Rede Observatório das Metrópoles, que vêm discutindo aspectos relacionados à política habitacional e à dinâmica imobiliária na cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa busca ampliar o alcance do trabalho de pesquisa realizado na universidade, oferecendo uma ferramenta que possa contribuir para o debate dentro do campo dos estudos urbanos e metropolitanos e com a sociedade civil como um todo, oferecendo insumos para alunos, pesquisadores, gestores públicos, entidades do terceiro setor, movimentos sociais, formadores de opinião, dentre outros.

Fazendo uso de ferramentas de geoprocessamento e dados levantados e produzidos a partir de diversas fontes, o DataHAB.Rio reúne informações sobre os principais programas de provisão habitacional e urbanização de favelas implementados na cidade nas últimas décadas, dados da dinâmica imobiliária recente da cidade (lançamentos imobiliários e ativos de fundos de investimento imobiliário), indicações sobre investimentos ligados ao ciclo olímpico, além de dados gerais sobre favelas e loteamentos. Esse amplo escopo de informações pode ser espacializado no território da cidade do Rio de Janeiro, permitindo análises diversas e, inclusive podendo servir de subsídio para reflexões críticas sobre a dinâmica de urbanização da cidade.

A plataforma ainda está em sua versão beta, tendo sido totalmente desenvolvida a partir de software livre, com os bases de dados trabalhadas no sistema QGIS e publicadas através da ferramenta QGIS Cloud.

O DataHAB.Rio é um dos resultados do projeto “Grandes investimentos em infraestrutura e habitação no Estado do Rio de Janeiro: Uma análise crítica da atuação do Governo Federal entre 2003 e 2016”, conduzido pelo bolsista Samuel Thomas Jaenisch, sob supervisão de Adauto Lucio Cardoso, financiado pelo Programa Pós-Doutorado Nota 10 da FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, projeto desenvolvido junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As informações apresentadas foram fornecidas por diferentes fontes que constam indicadas no detalhamento de cada uma das bases de dados apresentadas.

CONTEÚDO

A plataforma conta até o momento com as seguintes camadas em seu banco de dados:

  1. Empreendimentos contratados pelo Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa 1
  2. Empreendimentos contratados pelo Programa Minha Casa Minha Vida – Faixas 1,5 / 2 / 3
  3. Lançamentos imobiliários residenciais e comerciais
  4. Ativos de Fundos de Investimentos Imobiliário listados na Bovespa
  5. Equipamentos esportivos usados nos Jogos Olímpicos de 2016
  6. Intervenções do PAC-Urbanização de Assentamentos Precários
  7. Favelas mapeadas pelo poder público municipal
  8. Loteamentos mapeados pelo poder público municipal
  9. Bairros oficiais
  10. Áreas de Planejamento
  11. Regiões de Planejamento

Acesse AQUI informações detalhadas sobre as bases de dados

As informações estão disponíveis apenas para visualização. Nesta primeira versão ainda não é possível baixar as informações disponibilizadas ou imprimir os mapas gerados.

INSTRUÇÕES PARA USO

ATENÇÃO: Para seu funcionamento ideal visualize em seu notebook ou desktop.

A plataforma possui uma interface amigável e de fácil navegação.

A tela de abertura apresenta um panorama geral da cidade do Rio de Janeiro com todas as camadas ativas. Há um menu lateral que apresenta algumas funcionalidades padrão disponibilizadas pelo QGIS Cloud, que permitem abrir a legenda e ativar/desativar as camadas disponíveis, recentralizar o mapa, aproximar e afastar o zoom (que também pode ser feito pelo scroll do mouse), além de ativar e desativar a imagem de satélite de fundo (ver Figura 1 e Figura 2).

As feições de cada camada podem ser selecionadas diretamente no mapa. Ao clicar em determinado ponto do mapa é aberta um caixa que lista todas as feições correspondentes. Para cada uma dessas feições há um conjunto de dados e informações que podem ser acessadas. A depender do zoom aplicado é possível que as feições próximas também apareçam listadas, com a feição ativa sendo destacada em laranja no mapa (ver Figura 3 e Figura 4).

Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4

FINANCIAMENTO

A realização da plataforma DataHAB.Rio foi financiada integralmente pela FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.