Equipe

Coordenadores

Adauto Cardoso e Thais Velasco

Adauto Lucio Cardoso: Coordenador nacional do projeto “Direito à cidade e habitação” e do GT Habitação e Cidade” do Observatório das Metrópoles, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997). É professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua principalmente nos seguintes temas: Política Habitacional, Instrumentos de Regulação do Uso do Solo Urbano.

Luciana Corrêa do Lago: Coordena a linha de pesquisa “Direito à cidade, trabalho e economia social e solidária no contexto metropolitano” e desenvolve ações de extensão lecionando em cursos de formação de lideranças comunitárias no campo da política urbana e habitacional em parceria com o Fórum da Reforma Urbana, além de estar envolvida com a ocupação Solano Trindade. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (1983), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (1990) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1998), além de ser professora aposentada do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 Pesquisadores Bolsistas

Ariane Beltrão: Bolsista de iniciação científica do GT Habitação e Cidade do Observatório das Metrópoles, no momento é discente do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernanda Petrus: Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). É mestranda em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (Prourb-UFRJ).

Samuel Thomas Jaenisch: Graduado em Ciências Sociais e mestre em Planejamento Urbano e Regional  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Já atuou como consultor na elaboração de planos de habitação de interesse social e censos habitacionais. Ao longo dos últimos anos transitou em suas pesquisas por temas como: grandes eventos esportivos, programas de revitalização de áreas centrais, políticas habitacionais no Brasil, economia política da urbanização, com interesse também pelo campo da epistemologia e da metodologia nas ciências sociais

Thais Velasco: Pesquisadora bolsista do GT Habitação e Direito à Cidade do Observatório das Metrópoles, possui mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Pesquisadores Associados

Rosangela Luft: Professora Adjunta de Direito Administrativo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem doutorado em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Direito Público pela Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne, além de Bacharelado e Mestrado em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná.

Luciana Alencar Ximenes: Pesquisadora bolsista do GT Habitação e Cidade do Observatório das Metrópoles, tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, e é especialista em sociologia urbana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alice Pina: Doutoranda no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por onde também é especialista em Política e Planejamento Urbano. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tainá Alvarenga: Mestranda em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Política e Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em Sociologia Urbana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Irene de Queiroz e Mello: Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciência Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), e especialização em Política e Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de mestrado em Planejamento Urbano e Regional na mesma instituição.

Adriano Mendes: Bolsista de iniciação científica do GT Habitação e Cidade do Observatório das Metrópoles, é também graduando em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ex-integrantes

Thêmis Amorim Aragão: Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com duplo doutoramento (cotutela) em Economia Urbana pela Universität Hamburg. Tem mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.

Flávia de Souza Araújo: Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia e especialização em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará.

Ana Clara Meirelles: Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense, possui especialização e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alexandre Yassu: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Beatriz Kalichman: Possui graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nuno Patrício: Possui graduação em Arquitectura de Gestão Urbanística pela Universidade Técnica de Lisboa (atualmente denominado Mestrado Integrado em Arquitetura – Especialização em Urbanismo – Universidade de Lisboa) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Bolsistas de Iniciação Científica

Décio Nunes Rodrigues

Nathan Ferreira da Silva

Vivian Santos Rodrigues

Monaliza de Souza Ferreira

Vanise Donda

Julio Cardoso Ferretti

Tomás Pires Amorim