Equipe

Coordenadores

Adauto Cardoso e Thais Velasco

Adauto Lucio Cardoso: Coordenador nacional do projeto “Direito à cidade e habitação” e do grupo de trabalho “ Habitação e direito à cidade” do Núcleo Rio de Janeiro do Observatório das Metrópoles, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997). É professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua principalmente nos seguintes temas: Política Habitacional, Instrumentos de Regulação do Uso do Solo Urbano.

Luciana Corrêa do Lago: Coordena a linha de pesquisa “Direito à cidade, trabalho e economia social e solidária no contexto metropolitano” e desenvolve ações de extensao lecionando em cursos de formaçao de liderenças comunitárias no campo da política urbana e habitacional em parceria com o Fórum da Reforma Urbana, além de estar envolvida com a ocupaçao Solano Trindade. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (1983), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (1990) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1998) e é professora aposentada do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 Pesquisadores Bolsistas

Luciana Ximenes

Adriano Mendes: Bolsista de iniciação científica do grupo de trabalho Habitação e Direito à Cidade do Núcleo Rio de Janeiro do Observatório das Metrópoles, é também graduando em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ariane Beltrão: Bolsista de iniciação científica do grupo de trabalho Habitação e Direito à Cidade do Núcleo Rio de Janeiro do Observatório das Metrópoles, no momento é discente do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luciana Alencar Ximenes: Pesquisadora bolsista do grupo de trabalho Habitação e Direito à Cidade do Núcleo Rio de Janeiro do Observatório das Metrópoles, tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, e é especialista em sociologia urbana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nuno Patrício: Pesquisador bolsista de pós-doutorado do grupo de trabalho Habitação e Direito à Cidade do Núcleo Rio de Janeiro do Observatório das Metrópoles. Possui graduação em Arquitectura de Gestão Urbanística pela Universidade Técnica de Lisboa (atualmente denominado Mestrado Integrado em Arquitetura – Especialização em Urbanismo – Universidade de Lisboa) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Samuel Thomas Jaenisch: Graduado em Ciências Sociais (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Planejamento Urbano e Regional (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em Planejamento Urbano e Regional (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisador do INCT Observatório das Metrópoles, onde desenvolve pesquisa sobre políticas habitacionais e mercado imobiliário no contexto metropolitano do Rio de Janeiro. Já atuou como consultor na elaboração de planos de habitação de interesse social e censos habitacionais. Ao longo dos últimos anos transitou em suas pesquisas por temas como: grandes eventos esportivos, programas de revitalização de áreas centrais, políticas habitacionais no Brasil, economia política da urbanização, com interesse também pelo campo da epistemologia e da metodologia nas ciências sociais

Thais Velasco: Pesquisadora bolsista do grupo de trabalho Habitação e Direito à Cidade do Núcleo Rio de Janeiro do Observatório das Metrópoles, possui mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Pesquisadores Associados

Rosangela Luft: Professora Adjunta de Direito Administrativo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem doutorado em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Direito Público pela Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne, além de Bacharelado e Mestrado em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná.

Ana Clara Meirelles: Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense, possui especialização e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alice Pina: Doutoranda no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por onde também é especialista em Política e Planejamento Urbano. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alexandre Yassu: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Beatriz Kalichman: Possui graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lattes:

Tainá Alvarenga: Mestranda em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Política e Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em Sociologia Urbana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Lattes:

Irene de Queiroz e Mello: Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciência Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), e especialização em Política e Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de mestrado em Planejamento Urbano e Regional na mesma instituição.

Fernanda Petrus: Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). É mestranda em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (Prourb-UFRJ).

Ex-integrantes

Thêmis Amorim Aragão: Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com duplo doutoramento (cotutela) em Economia Urbana pela Universität Hamburg. Tem mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.
Lattes:

Flávia de Souza Araújo: Tem graduaçao em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia e especialização em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará.