Apresentação

Luciana Lago

O GT Habitação e Cidade é coordenado pelos professores Adauto Lucio Cardoso e Luciana Corrêa do Lago e composto por um conjunto multidisciplinar de pesquisadores que trabalham em parceria com instituições de pesquisa, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, com o objetivo de produzir conhecimento aplicado que possa subsidiar políticas públicas e ações de transformação da sociedade. Ele é parte do Observatório das Metrópoles, centro de pesquisa com mais de vinte anos de atuação, ligado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O grupo de atua em diferentes frentes, tendo sempre como norteador de nossas pesquisas e discussões o tema da habitação e sua relação com o direito à cidade, partindo de uma perspectiva multidimensional de habitação e de cidade, que contemple não só o resultado material da produção, ou seja, o que é construído, mas também os processos de produção e consumo, e como todos esses elementos se relacionam. No nosso entendimento a habitação, além de ser abrigo, e por isso ser condição indispensável à vida humana, é também cidade, porque diz respeito à possibilidade de acesso aos serviços, aos equipamentos de educação e saúde, ao trabalho e ao lazer, ou seja, a tudo aquilo que é necessário ao bem-estar urbano.

Adauto Cardoso

O GT está envolvido em uma série de pesquisas financiadas pelas principais agências de fomento do país (Capes, CNPq, Faperj, FINEP) e suas atividades acadêmicas buscam produzir análises críticas sobre a questão urbana e metropolitana brasileira mas também contribuir para a formação dos integrantes do grupo. As atividades incluem discussões teóricas e metodológicas a partir de bibliografia especializada, produção de artigos e textos, debates sobre as pesquisas dos diferentes integrantes e participação nas diversas pesquisas nas quais estamos inseridos, dando aos membros a chance de estar em contato com uma gama maior de temas e dialogar com um número maior de interlocutores que possam enriquecer suas pesquisas e formação. Além disso participamos e articulamos projetos de extensão que incluem o assessoramento de movimentos sociais, a promoção de fóruns de acompanhamento e discussão de conjuntura, atividades em escolas e parceria com órgãos públicos e entidades de classe. O grupo incorpora pesquisadores em diferentes momentos de sua carreira e vindos de diferentes áreas do conhecimento, garantindo que, para além de uma visão multidimensional da cidade e da habitação, seja possível ter também uma abordagem verdadeiramente interdisciplinar, que permita uma compreensão mais aprofundada de questões que são complexas.