Dicionário de Favelas Marielle Franco

Em 2018 o GT Habitação e Cidade do Observatório das Metrópoles teve a chance de colaborar com o Dicionário de Favelas Marielle Franco, uma plataforma virtual que funciona de forma colaborativa, reunindo conhecimento sobre as favelas em formato de verbetes que podem ser enviados por qualquer um que esteja inscrito como colaborador. A iniciativa reuniu uma rede de parceiros que já se dedica ao tema em universidades e instituições que atuam dentro das favelas que, com apoio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), puderam montar a plataforma, também chamada de WikiFavelas.

Os objetivos da iniciativa, como colocados pelo site da plataforma, são: Servir como facilitador para o resgate da memória e identidades coletivas dos moradores das favelas, como parte do compromisso com a expansão da cidadania e do direito à cidade; criar um espaço virtual que congregue o conhecimento sobre as favelas de forma interdisciplinar e interinstitucional e mobilizar atores com diferentes inserções sociais em uma rede que busque a produção coletiva de conhecimentos neste campo, sejam eles produtos acadêmicos como teses e artigos, ou documentais e imagéticos.

O nome do dicionário foi uma forma de homenagear a vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em 14 de Março de 2018. Nascida na favela da Maré e aluna da primeira turma do pré-vestibular comunitário no Centro de Ações Solidárias da Maré (CEASM), Marielle se formou em Ciências Sociais e fez mestrado em Administração Pública, iniciando em seguida uma carreira como assessora parlamentar, tendo sido eleita em 2016 como vereadora da cidade do Rio de Janeiro, sendo a quinta candidata mais votada no município.

Até agora nosso grupo teve a oportunidade de contribuir com verbetes sobre aluguel social, regularização urbanística e fundiária e áreas especiais de interesse social, produzidos por Luciana Alencar Ximenes, Rosângela Luft e Adauto Lucio Cardoso. Outros pesquisadores do Observatório das Metrópoles também contribuíram com o desenvolvimento dessa iniciativa, destacando a presença de Patrícia Ramos Novais e Orlando Junior no conselho editorial da plataforma.

Você pode acessar a página da plataforma clicando aqui.